Eixo Ações Territoriais


Acreditamos em potencializar o protagonismo dos territórios nacionais no enfrentamento da crise climática e no combate ao racismo ambiental com participação ativa da sociedade civil e comunidades locais, promovendo diálogos interseccionais com foco nas demandas e especificidades de cada território, incluindo todos os atores locais em responsabilidade e compromisso no enfrentamento efetivo das questões centrais do racismo ambiental e crise climática, através dessa abordagem, temos a possibilidade de promover a justiça climática e social de forma eficaz. Nesse eixo, temos como destaque a Primeira Conferência Nacional de Racismo Ambiental e Justiça Climática Antirracista, idealizada pelo Instituto DuClima, e tem como missão, incidir em todos os territórios do Brasil, amplificando as vozes das comunidades e apoiando as suas jornadas de resiliência e enfrentamento.

Conferência Nacional de Racismo Ambiental e Justiça Climática Antirracista

Objetivo

Ser a maior Conferência Nacional de Racismo Ambiental e Justiça Climática Antirracista do Brasil, combatendo a cultura do esquecimento, especialmente em territórios devastados pela crise climática.

Conferência Nacional de Racismo Ambiental e Justiça Climática Antirracista - Edição 2023 - Rio de Janeiro

Em 2023 realizamos a Primeira Conferência Nacional de Racismo Ambiental e Justiça Climática Antirracista no Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Clima, e a Secretária, Tainá de Paula.

Realizada no Espaço Ação da Cidadania, tivemos mais de 800 inscrições, e reunimos presencialmente mais de 500 pessoas em diálogo e proposição de agendas comprometidas no combate ao racismo ambiental na Cidade do Rio de Janeiro.

Reunimos mais de 51 Territórios e comunidades de todo o país representados, com 8 dos 10 estados do Brasil, presentes, além da assinatura de compromisso público assumido.

Compromissos Públicos Assumidos em 2023 no RJ

Assinaram os 10 compromissos públicos, os representantes da gestão municipal, compromissos esses, que foram redigido pelos movimentos locais como; Agenda Realengo 2030, O Clima de Mudança, LabJaca, Global Shapers Rio de Janeiro, Engajamundo, Visão Coop, Perifa Lab, e etc, apoiado pelo Instituto DuClima.

Tainá de Paula

Gil Kempers

Lucas Padilha

Secretaria de Clima e Meio Ambiente do Rio de Janeiro em 2023.

Secretario de Defesa Civil de Petrópolis, no ano de 2023.

Representante da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Indicadores RJ

+ 825

pessoas inscritas no evento via Sympla

51

territórios e comunidades de todo o país representados durante o evento

+500

pessoas presentes presencialmente no evento e mais de 600 online

+400

cartilhas de adaptação climática entregues no território do RJ

05

mesas de diálogo diversas e plurais, abarcando sociedade civil, setor privado, público e etc

Galeria de Fotos Conferência Rio de Janeiro